top of page

Relatório de gerenciamento de pneus de sucata 2021 geração USTMA supera mercados


Reatório de gerenciamento de pneus de sucata 2021 geração ustma supera mercados

A geração de pneus inservíveis continua a superar o desenvolvimento do mercado final. De acordo com o “2021 Scrap Tire Management Report” da US Tire Manufacturers Association (USTMA), com sede em Washington, publicado em 25 de outubro, os mercados finais consumiram 71% dos pneus inservíveis gerados anualmente em 2021 , em comparação com 76% em 2019, quando a USTMA divulgou um relatório semelhante.

Na última década, o consumo de pneus inservíveis não acompanhou o ritmo de geração de pneus inservíveis. Em 2013, cerca de 96% dos pneus inservíveis gerados foram consumidos pelos mercados finais, mas em 2015 esse número caiu para 88% e, em 2017, esse número caiu para 81%.

A USTMA diz que esta última queda se deve a um aumento de 13% na geração de pneus inservíveis, enquanto os mercados que consomem pneus inservíveis aumentaram apenas 6%.

“A geração está aumentando mais rápido do que os mercados que podem aceitar isso, e o que precisamos é de mais mercados de reciclagem que aceitem pneus descartados que estão sendo gerados”, diz John Sheerin, diretor de programas de pneus em fim de vida da USTMA.

Sheerin acrescenta que não acredita que a geração de pneus inservíveis diminuirá no curto prazo, aumentando a necessidade de mais mercados finais para pneus inservíveis.

“Com o tempo, veremos mais pneus inservíveis sendo gerados à medida que o mercado automotivo se eletrifica e à medida que continuamos a colocar mais e mais veículos nas estradas e conduzi-los mais longe a cada ano, então esperamos que a tendência de geração continue, " ele diz.

No entanto, a USTMA informa que vê oportunidades de crescimento nos mercados de uso final de pneus inservíveis.

“No lado da reciclagem, vimos alguns aumentos muito bons no mercado de borracha moída [em 2021]”, diz Sheerin. “Esperamos que isso continue pelo que estou ouvindo no mercado. O mercado de asfalto modificado com borracha está crescendo de forma muito sólida e continuará em 2023, esperançosamente em 2024. O mercado de cobertura morta teve um grande aumento em 2021. Então, esses mercados de borracha moída tendem a aumentar e precisamos que eles aumentem em um ritmo maior para que possamos trazer nossa taxa real de uso benéfico de volta ao nosso objetivo, que é 100% dos pneus inservíveis indo para mercados sustentáveis ​​e circulares dos EUA.”

A USTMA diz que também vê as seguintes oportunidades no curto prazo, incluindo:

Oportunidades de infraestrutura: Com a aprovação da Lei de Infraestrutura Bipartidária, a USTMA deseja aumentar os mercados de pneus inservíveis que oferecem soluções de infraestrutura sustentáveis. A USTMA diz que trabalhou com líderes do Congresso para identificar provisões na Lei de Infraestrutura Bipartidária que apoiam a reciclagem de pneus inservíveis e o uso de pneus inservíveis em asfalto modificado com borracha e agregados derivados de pneus em projetos de engenharia civil. A USTMA diz que também identificou seis propostas de políticas específicas, variando de incentivos fiscais a dólares de pesquisa e compromissos de aquisição, que apóiam a implementação de tecnologias de infraestrutura de pneus inservíveis. Programas de gerenciamento de pneus inservíveis:A USTMA diz que é importante que os estados ofereçam programas robustos de gerenciamento de pneus inservíveis que gerem fluxos de receita para financiar pesquisas que desenvolvam e avalie os mercados existentes e emergentes e abordem a redução de pneus inservíveis. Parcerias para pneus de sucata:A USTMA tem trabalhado com as partes interessadas para incentivar o crescimento de mercados circulares e sustentáveis ​​de pneus inservíveis. Em 2021, a USTMA colaborou com a The Ray, uma organização filantrópica dedicada à descoberta e implementação de tecnologias de transporte sustentável, e pesquisadores da Universidade de Missouri-Columbia para produzir um relatório do estado do conhecimento sobre asfalto modificado com borracha. A USTMA diz que planeja divulgar pesquisas semelhantes sobre agregados derivados de pneus em parceria com a Associação de Pneus e Borracha do Canadá, Liberty Tire Recycling, First State Tire Recycling e a Universidade de Wisconsin. A USTMA diz que também está planejando uma conferência de pneus inservíveis em 2024 para expandir redes e parcerias colaborativas.

Perspectivas do mercado de uso final

Por muitos anos, o combustível derivado de pneus (TDF) serviu como o maior mercado final para pneus inservíveis. De acordo com o Relatório de gerenciamento de pneus de sucata de 2021 da USTMA, o TDF foi o maior mercado final de 2013 a 2019. A USTMA relata que fornos de cimento, fábricas de papel e celulose, caldeiras elétricas e industriais e fornos de arco elétrico são algumas das principais áreas que usaram TDF.

No entanto, o consumo de pneus inservíveis tem diminuído no mercado final de TDF na última década. O consumo de pneus inservíveis diminuiu 15% neste mercado final entre 2019 e 2021, de acordo com a USTMA.

Sheerin diz que alguns usuários de TDF, como caldeiras de utilidades elétricas, estão mudando de usar TDF para gás natural. “Há menos oportunidades para o combustível derivado de pneus ser usado no setor elétrico e de serviços públicos.”

Ele diz que o uso de TDF por fornos de cimento e fábricas de papel e celulose se manteve estável entre 2019 e 2021.

Em 2021, a borracha moída assumiu como o maior mercado final para pneus inservíveis. De acordo com o Relatório de gerenciamento de pneus de sucata de 2021, o mercado de borracha moída aumentou 29% em 2021 em comparação com 2019, e o mercado consumiu cerca de 28% de todos os pneus de sucata.

No mercado final de borracha moída, o uso de pneus inservíveis para produtos moldados e extrudados, como tapetes e pisos de borracha, aumentou o uso em 25% em 2021 em comparação com 2019, consumindo 485.000 toneladas de pneus inservíveis.

A cobertura morta de borracha aumentou o uso em 54% em 2021 em comparação com 2019, consumindo 391.000 toneladas de pneus inservíveis. A USTMA estima que as atividades de reforma residencial durante as paralisações relacionadas ao COVID-19 ajudaram a aumentar o uso nessa área.

“Houve um boom nos projetos de reforma de casas, e um tipo de projeto de reforma é construir um novo playground para seus filhos ou colocar palha em volta da casa”, diz Sheerin. “Assim, vimos um aumento muito grande de borracha moída para cobertura morta. Achamos que isso continuará talvez não no mesmo ritmo que vimos nos últimos dois anos, mas esse mercado de cobertura morta está crescendo muito, muito firmemente.”

O asfalto modificado com borracha consumiu um pouco menos de pneus inservíveis em 2021 em comparação com 2019, consumindo 141.000 toneladas de pneus inservíveis naquele ano. Além disso, a borracha moída fina consumiu 79.000 toneladas de pneus inservíveis em 2021.

A USTMA diz que vários outros mercados finais relataram um aumento no consumo de pneus inservíveis em seu último relatório. Em 2021, as aplicações de engenharia civil consumiram cerca de 6% de todos os pneus inservíveis, principalmente para agregados derivados de pneus.

De acordo com Sarah Amick, vice-presidente sênior de EHS&S e conselheira sênior da USTMA, a organização atualmente está pesquisando oportunidades para agregados derivados de pneus, bem como insights sobre o desempenho econômico e ambiental de agregados derivados de pneus. Ela diz que a USTMA planeja divulgar as descobertas de sua pesquisa sobre agregados derivados de pneus em 2023.

Além disso, a USTMA informa que a quantidade de pneus inservíveis armazenados ilegalmente caiu para cerca de 50 milhões nos EUA em 2021. A USTMA diz que estima que mais de 1 bilhão de pneus inservíveis foram armazenados ilegalmente em 1990. Havia cerca de 56 milhões de pneus inservíveis armazenados em os EUA em 2019.

“Essa redução substancial de mais de 95 por cento é o resultado de décadas de progresso no desenvolvimento da indústria de reciclagem de pneus inservíveis e remediação de locais de estocagem”, diz a USTMA sobre essa redução.

De acordo com a USTMA, os estoques do Texas respondem por quase 24% do estoque total de estoques de pneus inservíveis. Além disso, a USTMA diz que cerca de 11,5 milhões de pneus inservíveis estocados estão espalhados por todo o país, com quatro estados - Washington, Novo México, Virgínia e Nova Jersey - excedendo 1 milhão de pneus inservíveis estocados .

“Ficamos muito satisfeitos com o fato de os estados terem continuado a reduzir esses estoques, fiscalizando as pessoas que estão armazenando ilegalmente”, diz Sheerin. A empresa FabrikTec Brasil trás toda solução para planta de trituração de Pneus inservíveis para diversos tamanhos de resíduos finais para inúmeras aplicações! Entre em contato agora e solicite uma proposta!

5 visualizações0 comentário
bottom of page