top of page

Europa identifica nações que provavelmente não atingirão a meta de reciclagem de 2025

O relatório de junho indica que 18 dos 27 países da UE correm o risco de não cumprir a meta de reciclagem de embalagens de 2025 ou a meta de desvio de aterros de 2035.


Enquanto as embalagens de metal e papelão estão sendo recicladas a uma taxa de 75% na Europa, as embalagens de plástico ficam em torno de 40%.

Arquivos Reciclando Hoje


Um relatório do início de junho publicado pela Comissão Europeia diz que 18 dos 27 países da UE, conhecidos como estados membros, correm o risco de não cumprir as metas de 2025 ligadas à reutilização e reciclagem de resíduos sólidos urbanos (RSU) e embalagens descartadas. Os mesmos países também correm o risco de não cumprir uma meta de desvio de aterros para 2035.

A CE concluiu que apenas nove de seus estados membros – Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda e Eslovênia – estão no caminho certo para cumprir as metas de MSW e embalagens para 2025.

Os 18 países restantes correm o risco de perder uma ou ambas as metas de 2025, diz a comissão. Esses 18 países são Bulgária, Croácia, Chipre, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha e Suécia.

“Alguns países também continuam a depositar em aterros a maior parte de seus resíduos urbanos e provavelmente não conseguirão atingir a meta de aterro até 2035”, diz a CE.

A comissão apresentou recomendações aos 18 estados membros e diz que está aproveitando o apoio financeiro e técnico contínuo fornecido para melhorar o desempenho na gestão de resíduos.

“O relatório mostra que existem diferenças significativas no desempenho da gestão de resíduos em toda a UE”, afirma a CE. “Para alguns países, ainda há um longo caminho a percorrer para atingir as metas acordadas na legislação da UE e são necessárias mais reformas, nomeadamente : garantir o tratamento dos bioresíduos, que representam um terço dos resíduos urbanos; coleta separada de [materiais recicláveis]—um pré-requisito para a reciclagem; e melhorando a qualidade dos dados.”

Do lado positivo, a comissão diz que a maioria dos países da UE tem ou está em processo de implementar reformas de resíduos para melhorar as taxas de reciclagem, algumas das quais devem produzir resultados nos próximos anos.

Em termos de médias da UE, a CE diz que a pesquisa que levou ao relatório constatou que os europeus geram 30 quilos (1.168 libras) de RSU por pessoa por ano. Na UE, cerca de 50 por cento dos RSU são reciclados ou compostados e 23 por cento são depositados em aterros.

Entre 2013 e 2020, a quantidade de embalagens descartadas cresceu 15% na UE, atingindo quase 80 milhões de toneladas, segundo o relatório. Cerca de 64% das embalagens descartadas agora são recicladas, embora varie de acordo com o material.

Mais de 75% do papelão e embalagens de metal são reciclados na UE, diz a comissão, em comparação com menos de 40% dos plásticos.

O relatório completo da CE pode ser encontrado aqui .


7 visualizações0 comentário
bottom of page